sexta-feira, 20 de maio de 2011

CDC de Barro Preto já conta com internet banda larga.

A instalação das antenas Gesac (sistema de transmissão de dados via satélite) começou em 76 centros no interior do estado, atingindo 52 municípios baianos e o CDC de  Barro Preto foi um dos contemplados. 
A previsão é que até dezembro deste ano todas as antenas estejam permitindo um melhor acesso à internet para os usuários dos CDCs. Em Barro Preto apartir da próxima segunda (23), os usuários do CDC  já poderão  navegar em alta velocidade.
A expectativa agora fico por conta do kit com 10 terminais e um servidor configurado para substituir os computadores em uso há alguns anos, o que esta previsto para acontecer no início do próximo ano.  serão entregues ainda um roteador wireless e uma impressora, mobiliário e até projetor multimídia.
A Prefeitura Municipal de Barro Preto, em parceria com o Governo Estadual, vem mantendo o projeto que disponibiliza aos usuários, acessos às tecnologias disponibilizadas pelo programa.
cdcbarropreto.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novos equipamentos chegam aos CDCs este ano

A troca das máquinas obsoletas já foram  iniciadas esta semana na região metropolitana e de forma gradativa atingirá os 286 municípios do estado da Bahia, onde estes centros funcionam.

Além de um kit com 10 terminais e um servidor configurado para substituir os computadores em uso há mais de cinco anos, os gestores tiveram outra boa notícia: vão receber um roteador wireless e um impressora, mobiliário e até projetor multimídia. Cada um deles vai ter também duas bolsas de 12 meses para os monitores que atendem à comunidade.

Links de internet garantidos

Outra novidade é que 576 Centros Digitais de Cidadania da terceira e quarta fases que têm problemas de conexão com a internet, principalmente associações de bairros e sindicatos vão receber antenas Gesac - sistema de transmissão de dados via satélite. Além disso, 2.046 monitores serão contemplados com bolsas durante um ano. Todas as ações são voltadas a ampliação ou fortalecimento da rede de inclusão sociodigital.

A instalação das antenas Gesac já foram iniciadas em 76 centros no interior do estado atingindo 52 municípios. A previsão é que até dezembro deste ano, todas as antenas estejam permitindo um melhor acesso a internet para os usuários dos CDCs.   

No município de Coaraci o centro que funciona na sede Associação de Moradores do Alto da Colina comemora a chegada da antena. Segundo Ricardo Oliveira, gestor do CDC, “a internet era de um provedor local, bastante lenta, já chegamos a ficar semanas sem acesso. Com a antena nova que foi instalada em fevereiro desse ano temos internet todo dia e com  acesso mais rápido. Por conta disso já sentimos uma aumento grande da utilização do centro, principalmente por parte dos alunos das escolas”.

Em Utinga, a antena que foi instalada em janeiro de 2011 no Projeto Social Não Sei Mais Quero, garante acesso contínuo à internet. O projeto que há 10 anos trabalha com  adolescentes 12 a 25 anos dando aulas de carpintaria, corte e costura, bordados, complementa  a capacitação dos seus 65 alunos com a utilização do CDC, especialmente com as aulas iniciação a informática. O gestor e monitor, José Dantas afirma que “antes da antena, chegamos a trocar duas vezes de provedor, além de velocidade essa internet não cai como as outras”.

O programa Telecentros.BR é uma ação transversal do Governo Federal que envolve os Ministérios do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e das Comunicações, além de  parceiros regionais. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.  

O secretário da Secti, Paulo Câmera afirma que todas estas ações fazem parte do novo modelo de gestão para os CDCs, no qual inclui a melhoria da infraestrutura e inclusão de novos conteúdos para as comunidades. Segundo Paulo, “estamos trabalhando em conteúdos que promovam a capacitação de mão-de-obra via web. Os centros também disponibilizarão aulas para eletricistas, encanadores, pintores, além de ampliar os serviços do governo via internet para facilitar a vida dos usuários. Outra proposta nossa é incluir nos CDCs as campanhas de mobilização da comunidade para prevenção às doenças e uso de drogas.”